quarta-feira, 29 de junho de 2011

Defeito no cromossomo Y ou teimosia mesmo?


Ao longo dos meus anos de convivência com o gênero masculino – seja com pai, irmão, amigos, rolos, namorados -, pude perceber que algumas tarefas consideradas corriqueiras por nós, mulheres, são extremamente complicadas e até dignas de receber o carimbo de “ irrealizáveis” para eles.

Não sei se é mutação genética, um erro na divisão celular dos queridos, hábitos criados graças aos mimos excessivos das mamães, falta de coordenação para determinadas tarefas ou simplesmente malandragem.

Mas o fato é que – salvo raríssimas exceções - tarefas domésticas, por exemplo, não combinam com o cromossomo Y. O que deveria soar estranho, até porque pesquisas recentes mostraram que o genoma que torna um indivíduo macho está evoluindo mais depressa do que o restante do código genético humano, e isso deveria significar alguma coisa também melhorando ou evoluindo na conduta masculina, não é mesmo?

Brincadeiras a parte, me prestei a fazer uma pequena lista de tarefas que deveriam – mas não são - ser executadas com precisão por qualquer exemplar do homus sapiens que se preze. Aí vai:

pendurar a toalha molhada no varal;
jogas as roupas sujas no cesto adequado ou diretamente na máquina de lavar;
arrumar o lixo e levá-lo para o local de coleta;
esticar os lençóis para dormir em uma cama bem arrumadinha, como faz a maioria dos mortais;
organizar seu guarda-roupa e não fazer do chão uma extensão do mesmo;
repor a geladeira quando nota que algo de consumo comum acabou;
não deixar sapatos e tênis enormes jogados no meio dos cômodos;
limpar as lâminas de barbear depois do uso;
fechar tampas de potes e embalagens depois de abertas;
usar apenas um copo para beber água quando está em casa e não um a cada 5 minutos;
jogar embalagens vazias no lixo;




Notem que me recusei a elencar os já manjados itens “baixar a tábua da privada” e “mirar o xixi no lugar certo”, porque esses são princípios básicos da boa convivência entre X e Y. E você, tem mais alguma tarefa para completar a lista? Não seja tão condescendente com eles, reconheça que não escutam e repetem cotidianamente as mesmas falhas e reparta comigo suas próprias observações sobre tarefas impossíveis para cromossomos masculinos! ;-)