segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Poderosa adaptação



Nas três últimas semanas uma mudança de emprego fez com que me desse conta de que a capacidade de adaptação é, sem sombra de dúvidas, uma das principais qualidades do ser humano.

Por obra do destino acabei caindo em um local onde reina o silêncio, onde as pessoas mal se falam e onde até um simples espirro passa incólume ao grande grupo. Não preciso nem dizer que os primeiros dias foram extremamente difíceis e que a minha vontade era de soltar um uivo no meio da sala, só pra ver se alguém esboçava alguma reação.

Sou uma pessoa tranquila, na minha, mas não estou nada habituada a ficar horas calada, nem tampouco tenho vocação pra Dalai Lama. Cheguei à conclusão de que o silêncio decorrente me tira do sério! Até me irrita! Pronto, falei.O mais engraçado é que estou em uma redação, divido a sala com outros nove colegas que, assim como eu, fizeram Comunicação Social. Entendem a gravidade disso? Comunicação- o que menos se faz aqui onde estou!

Enfim, foi percebendo isso que me dei conta dessa fantástica capacidade que temos de adaptação, de adequação. Três semanas passaram e posso até dizer que me habituei, mas sem me acostumar, porque aí já seria demais!

Não é a primeira nem será minha última mudança profissional- até porque essa tem validade até o final do ano -, mas é, com certeza, uma das mais curiosas. Mudança é, com certeza, algo inexorável, acontece quando a gente menos espera. E é exatamente nesse aspecto que reina soberana a nossa imensa capacidade de adaptação.

Sim, fico torcendo para que o telefone toque e eu possa ouvir alguma voz, dou boa tarde até para as paredes quando saio da sala e nunca usei tanto o msn e as redes sociais desde que aqui estou, talvez para reforçar a necessidade de me sentir parte de algum convívio durante o dia. Agora, é inegável que nunca o trabalho rendeu tanto como nesses dias, onde muito pouco me tira a atenção.

Já me sinto, aos poucos, adaptada ao silêncio, às raras conversas, às poucas vozes ao longo do dia. Do jeito que dá, tenho até conseguido puxar uma conversa aqui, rompido a regra e arrancado uma resposta ali, mas ainda sim estranhando muito a ordem das coisas.

Se adaptar-se é fazer com que uma coisa combine convenientemente com outra ou se acomode, posso dizer que estou no caminho certo e que ele não tem sido, de maneira alguma, de todo o ruim, não.

2 comentários:

Afrodite disse...

Muito curioso,o lugar que deveria 'fervilhar' de conversas,é um lugar silêncioso...
Fazer o que?
Que vc se adapte o qt antes!
Beijo!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Fernanda, menina andei sumida, estava com saudades!

Bem, mudanças é sempre bom, nos faz reavaliar e ainda mais, aprender muito! De repente o silêncio vai te falar muitas coisas! kkk bjs