quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Vacina contra a má educação?


A falta de simancol de algumas pessoas tem me irritado ao extremo. Agora mesmo, ao subir no elevador, fui praticamente arremessada para um lado por uma mulher totalmente sem noção, que, aos gritos, tentava chamar a atenção de uma outra do lado de fora e, não satisfeita em gritar naquele cubículo cheio de gente, quis ainda se fazer notar pela amiga jogando o corpo todo para o meu lado.

Acham que se deu conta de que havia me prensado, que quase me deu uma bolsada ou que estava sendo pra lá de inconveniente? Nãnãnãnãnina. Nem se intimidou e seguiu gritando. Aliás, deveria haver um código de conduta para quem utiliza o elevador. Excesso de perfume, - 3 pontos. Falar ao celular no elevador, - 2 pontos. Puxar assunto com o desconhecido que está ao lado, - 4 pontos. Soltar pum nem está em cogitação!

Mas voltando à falta de simancol, tem gente que não se toca mesmo. No trânsito tem os que vêm cortando a torto e a direito. Fazem verdadeiro ziguezague pelas ruas, não têm educação alguma, trancam cruzamentos, esmagam outros carros e nem se incomodam ao serem repreendidos ao tentar chegar um pouco na frente a um mesmo destino. Os que jogam lixo pela janela do carro então são os campeões da falta de noção. E não pensem que essa extrema falta de educação é exclusividade de pessoas mais humildes não... geralmente são motoristas de carrão importado que jogam papel e toco de cigarro pela janela.

No ônibus a falta de educação impera também. Homem criado ceder lugar pra mulheres ou idosos, nem pensar. Já homem criado se esfregando na gente é o que mais tem, que nojo! E a falta de asseio? Poxa, país tropical, sol, calorão... um banho diário, um desodorante e um perfuminho não fazem mal a ninguém, certo? Tem gente que nem sabe o que é isso.

E os fumantes, então? Ganham -5 no quesito educação. Primeiro, por exporem os outros àquela fumaça indesejável. Segundo, por jogarem cinza e toco de cigarro nas ruas e por onde andam. O que mais me irrita ainda, além de fumante que fuma em banheiro público, é fumante que sai caminhando pela rua e nem tá com quem vem atrás. Quer fumar? Okay. Mas dá uma pardinha! As pessoas que tão atrás não precisam ficar expostas ao cheiro desagradável.

Casos de falta de educação alheia dão para encher páginas e páginas desse blog. Na realidade, a falta de educação é quase como uma praga, uma erva daninha, uma epidemia. Tomara que inventem uma vacina...

Um comentário:

Anônimo disse...

perguntinha...por que os homens devem ceder lugar para as mulheres sentarem, passarem na frente numa porta, etc? vocês não são as poderosas, iguais aos homens??? sendo iguais, não deveriam ser tratadas de tal forma?? se o salário de vocês já é igual ao nosso, por que vocês ainda não começaram a trabalhar direito???
arrisco uma premonição...quando crianças passarem a nascer em laboratório, toda a ultilidade das mulheres acabará e acabarão juntas todos os argumentos para vocês mandarem e desmandarem no mundo como têm feito...