segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aos amigos de hoje, de ontem e de amanhã


Algumas pessoas valem o mundo. Algumas pessoas dispensam maiores explicações. Algumas pessoas são tão fáceis de amar e de conviver que tornam-se uma extensão de nós mesmos. Meus amigos são assim. Únicos pra mim, apesar de suas idiossincrasias, defeitos, manias.

Posso me gabar de exibir duas mãos cheias de amigos com quem posso realmente contar. Duas dezenas de pessoas tão diferentes e tão especiais. Pessoas que me doem no peito quando sinto saudades, pessoas que me fazem rir ao lembrar de alguma passagem, pessoas com as quais me identifico e pelas quais nutro um amor incondicional.

Alguns tomaram rumos que os fizeram estar longe, tenho sorte quando os vejo uma vez por ano, mas a distância não diminui em nada o carinho e a identificação recíprocas. Outros, mesmo perto, fogem por meses, mas sei que estão ao alcance do meu abraço quando eu menos espero. Poucos, poucos mesmo, tenho o privilégio de ver com mais freqüência, mas enchem minha vida de alegria somente pelo fato de existirem.

Tenho várias ramificações de amigos queridos. Os que vêm do tempo do colégio e me acompanham há mais de 25 anos. Os que conheci nas férias escolares na praia e que anualmente tornavam-se uma extensão minha durante aquele período. Têm ainda os dos tempos de faculdade e com os quais já somo mais de 10 anos de convivência, graças a Deus! Pelos locais em que trabalhei também fui arrecadando pessoas queridas. Alguns se desprenderam no meio do caminho, outros estão mais grudados em mim do que Super Bonder, não importando o cep.

Amigos são a verdadeira família que a gente escolhe, irmãos, primos que elegemos ao longo da estrada da vida. Pessoas que nos causam ciúmes, claro, mas que não questionam nossa fidelidade, que respeitam nosso silêncio, que sabem aguardar o momento e dar o abraço certo. Amigos estão prontos para dar muita risada conosco, também para chorar quando necessário for. Amigos gastam os últimos tostões para se embebedarem ao nosso lado, dividem um único pedaço de bolo, nos incluem em suas orgias gastronômicas, estão prontos para lançar com a gente um novo passo na pista de dança.

Amigos têm gritos de guerra só deles, amigos fazem merda juntos, quebram a cara e levantam da lama ainda mais unidos. Amigos fazem fofoca um do outro, amigo custam a aceitar nos dividir com namorados, pais, maridos, filhos. Amigos estão sempre prontos a nos ajudar a renovar o guarda roupa, a provar a caipirinha da moda no bar mais requisitado do momento, a aguentar filas e mais filas só para te acompanhar em um show, amigos estão sempre planejando aquela viagem especial que nunca sai do papel. Amigo tem a coragem de dizer que você está gorda quando precisa, que errou feio no modelito e que está totalmente enganada ao achar que o mais galinha dos galinhas pode ser o verdadeiro amor da sua vida.

Amigos são seres iluminados. Deveriam estar sempre protegidos e dormir em cápsulas de oxigênio ao estilo Michael Jackson, para durarem eternamente. Meus amigos são responsáveis pelo que eu sou hoje. Meus amigos me fazem sorrir simplesmente por saber que eles existem. Meus amigos estiveram ao meu lado quando eu mais precisei e têm, cada vez mais, lugar cativo no meu peito.
Queridos, obrigada por existirem e por tornarem minha vida muito mais colorida e feliz!

3 comentários:

Andrea, disse...

Lindo Fer, só tu mesmo para conseguir expressar o real significado de amizade! Te adoro muito! Bjs Deinha

Alvaro Neto disse...

detonou! é como já falei, se tu fosse do mal, podia ir sempre nessa linha, desbancar aquela mulher lá, tu sabe qual :)

Marla Gass disse...

Ameeeeei o texto!
Para agregar: não citaste que essa amizade vai se estendendo aos agregados, acabamos nos tornando amigos dos namorados, maridos, filhos e irmãos dos nossos amigos!
bjbjbjbjbjbjbjbjbj