quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ousar é não se deixar vencer pelo medo

Pessoal, por falha minha, ocultei a possibilidade de comentários na postagem anterior. Por isso, coloco o texto novamente hj. Desculpe aos que tentaram comentar e obrigada à Marcia pelo aviso!


Dirigir sempre é um ato que me acalma. Apesar das loucuras do trânsito de hoje, todas as vezes em que preciso pensar mais profundamente na vida ou tomar alguma decisão importante, pego o carro em direção ao Rio Guaíba e dou uma boa espairecida. No final de semana funcionou assim.

Meu ânimo não estava dos melhores, tinha uma decisão importante a tomar e a chuva que caiu me convidou a uma volta melancólica pela cidade. Durante o meu trajeto, aos poucos, as coisas foram clareando e me dei conta que até as pessoas aparentemente mais fortes e decididas que conhecemos se deixam, às vezes, paralisar pelo medo. Nesse caso, medo de tomar uma decisão que possa mudar o rumo das coisas.

Fiquei pensando em como convencer os outros disso e, em minutos, mudei o caminho e me vi enfrentando a situação de frente. Não adianta, dúvidas, mal-entendidos, inseguranças só são verdadeiramente resolvidos quando encarados da forma que têm de ser, com muita conversa, com muito olho no olho e não se fala mais nisso!

O problema do homem em geral, e não estou falando em questão de gênero, mas do homem como ser humano racional, é que se acovarda fácil, se deixa levar por meias palavras, entende o que bem quer – ou o que lhe for mais conveniente- e quando vê está tremendo feito criança pequena que pensa ter visto o bicho papão. É aí que mora o perigo, pois é aí que o medo age e nos impede de ir adiante.

Por isso, medo de confiar, medo de ouvir, medo de falar, medo de tentar e medo de se deixar levar não podem limitar mais as nossas ações. A vida está aí para ser vivida. Para ser reinventada, para ser construída, para ser ousada.

Não se deixe paralisar, controle os seus medos e ponha a cara na rua! Melhor se arrepender de algo que fez do que de algo que deixou de fazer por não conseguir dominar o próprio medo, certo?

3 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Certíssimo!!!!

Boa Páscoa procê.

Beijos,

Bela - A Divorciada

PS: Meu local predileto de dirigir é a orla do Recife, bem vazia, de manhã cedinho. De preferência ouvindo bossa nova.

Accácia disse...

Medo é algo com o qual o homem convive há milhares de anos,é o que nos fez chegar aqui!
Embora seja fundamental para vida não deve ser de forma alguma um empecilho para vivermos a mesma!
Que vc consiga superar seus medos e tomar a decisão mais acertada!
Boa páscoa!
Beijo!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Fernanda! Certíssima você neste post!

Quando li este post primeiro fiquei pensando no meu primeiro medo: "dirigir", depois no segundo "falar em público" kkkkk

O primeiro não me acalma, muito embora ache que seja um ótimo calmante, adoraria dirigir no litoral sul de João Pessoa.
O segundo é algo que tem de está com os dias contados, porque pretendo ser professora.
Ou seja, vivo no perigo constante com meus medos, mas, me identifiquei total, porque sofro as vezes desse medo, esse medo que paralisa, e lendo fiquei pensando o quanto já perdi por temer, o quando deixei de viver, de amar, de arriscar talvez por medo, medo de viver!

Então, decidir, arriscar, escolher, viver... deveriam ser os verbos mentalizados sempre!

bjs e ótima semana!