quinta-feira, 29 de abril de 2010

Respirarte!


E se a fuga se faz necessária, nada como um pouco de arte para ajudar a desbloquear a mente. Ontem participei da abertura da SP-ARTE, a Feira Internacional de Arte de SP. Em sua sexta edição, a mostra reúne no Pavilhão da Bienal 80 galerias de arte moderna e contemporânea e se firma, com certeza, como um dos grandes encontros das artes plásticas na América Latina.

No total, 1,5 mil obras espalhadas por estandes e corredores mostram aos visitantes o que vem sendo produzido por criativos renomados e jovens talentos em ascensão. Ciceronada por minha irmã que mora em Sampa e namora um empresário do ramo, soube que a Feira foi inspirada nos grandes eventos internacionais de arte e que hoje já se consolidou como uma referência para colecionadores brasileiros e internacionais.

Para quem anda borocochô como eu, umas tacinhas de champanha de lambuja e muitas novidades coloridas preencheram perfeitamente a minha noite. Nas três horas em que saracoteei pela Bienal, me surpreendi com formas e coloridos inusitados, com a poesia das fotos em PB e com formas de arte muitas vezes impensáveis para aqueles que, como eu, admiram tudo o que pode virar arte por aí. O resultado foi um cartucho de memória cheio de fotos e um alento ao perceber que eu era mais uma ali a respirar a arte direto da fonte.

Por algumas horas, quase esqueci dos reais motivos que me trouxeram até aqui, do sono interrompido, da falta de apetite, dos enjôos e do desânimo que bate vez que outra. Á noite me peguei até sorrindo ao lembrar do meu próprio espanto quando a manicure perguntou do meu estado civil. Por alguns segundos não sabia o que responder e tive de procurar o olhar amoroso da minha irmã para poder respirar fundo e responder: “tô recém solteira”. Pronto, saiu, ufa. Achei que fosse doer mais, mas me dei conta de que não adianta querer nadar contra a maré. Principalmente quando é a própria que trata de nos afastar, como um imã.

A sabedoria popular diz que “nada como o tempo”, certo? Estou apostando nisso e aproveitando todas as possibilidades diferentes que me aparecem para tentar respirar mais profundamente e recuperar o meu ritmo pulmonar. Nesse caso, respirando arte já me pareceu um bom começo. Respirarte!

3 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Gostei de "ler", muito bem, a volta por cima está começando!

Morta de vontade de ir, adoraria conhecer essa feira, deve ser fantástica. E, ainda está te fazendo bem, olha que bom?
Acredito que é assim que a gente "recomeça", tentando, tentando, tentando... até perceber que passou. Acredito no tempo, acho que ele nos faz entender melhor as situações!

Força e determinação, quando você menos esperaar: o pior passou!

bjss

Claudinha disse...

Ei, Fê...
Fiquei contente com a leitura de hoje... é isso aí !!! E aproveita bastante a Veca (nosso bebê).... risos... Beijão bem grande pras duas

Accácia disse...

Que bom que vc já está começando a dar a volta por cima!
É assim que começa:um dia de cada vez,um passo atrás do outro!
Não espere acorda amanhã sem sentir mais nada...isso realmente leva tempo!
Mas o tempo é o senhor da razão e um dia,quando vc menos esperar...PASSOU!!
Tô torcendo por vc,menina!
Beijos
Accácia