sexta-feira, 27 de março de 2009

Controle do Telemarketing




Li agora no Estadão, que os consumidores paulistas já podem bloquear telemarketing por telefone. ÉÉÉÉÉÉÉÉ! Quem não quiser mais receber aquelas agradáveis ligações de telemarketing, geralmente às 8h de sábado ou quando você está atolado de trabalhou ou começando um jantarzinho romântico, pode cadastrar seu telefone no Procon e tá deletado do sistema!!

Pelo que entendi, o Procon garante que as empresas não terão mais acesso aos dados dos consumidores que solicitarem a retirada. E as chamadas para venda de produtos serão bloqueadas já a partir de 30 de maio. A novidade é uma Lei estadual de Sampa, aprovada no fim do ano passado, e regra que cada empresa terá de ter a responsabilidade de se informar sobre os números bloqueados.

O bloqueio, no entanto, não vale para todos os serviços de telemarketing, ainda será possível receber ligações de empresas autorizadas pelo titular da linha e chamadas de entidades filantrópicas, com pedido de doações. Ah! E as empresas de outros estados também ficam proibidas de efetuar ligações. Vai dizer, canso de receber chamadas de atendentes com sotaques que mal se entende o que falam...

As empresas que desobedecerem a determinação poderão pagar multa que varia de R$ 212 a R$ 3,1 milhões. Tomara que dê certo! Não tenho nada contra as empresas nem contra o serviço, que gera milhares de empregos no país inteiro, mas um limite de horários poderia ser imposto para esse tipo de serviço, porque ligam sempre em um horário nada propício.

E a opção de poder escolher se quer ou não receber as chamadas é perfeita! Por que sempre tem gente que acaba comprando ou aceitando a proposta oferecida pelos atendentes, mas os que não querem nem ouvir aquelas mensagens robóticas- como eu – merecem ter seus telefones e a paz preservados, né? Ponto para São Paulo! E que a legislação sirva de modelo por aqui!

Nenhum comentário: