terça-feira, 22 de setembro de 2009

Os nossos japoneses são bem melhores do que os deles


Que os nossos japoneses são melhores do que os deles, todo mundo está careca de saber. Tá, pode até parecer ufanismo meu, mas o fato é que os japoneses made in Japan me assustam. Me assustam com sua megamodernidade, com seus cabelos coloridos, com suas roupas exóticas e prédios futuristas e com aquelas carinhas de quem está sempre pensando demais.

Já escrevi algumas vezes sobre coisas que só eles poderiam imaginar e inventar, como a melancia quadrada, o morango gigante, e até me aprofundei no assunto, uma vez que tenho uma super amiga que mora por lá e contribui, vez que outra, com minhas divagações nipônicas. Pois nesta semana, os japas me surpreenderam mais uma vez.

Eu já sabia da existência do negócio, mas me espantei ao ler numa matéria que existem no Japão 10 agências de aluguel de pessoas, voltadas às mais diversas situações. Entendem isso? Quer ir à festa de final de ano da empresa e tem vergonha de assumir que está solteira? Bum! Contrata um falso namorado. Não quer encarar o aniversário da tia sozinha? Pá, aluga uma melhor amiga de infância. Não tem pai para participar dos jogos escolares do filho? Bingo, papai de aluguel! E assim por diante.

A tal matéria é ilustrada com o case de um cara que foi contratado para ser padrinho de casamento, daqueles de fazer discurso emocionado, de elogiar o casal, sua família, saca? Tudo isso sem não conhecer ninguém!! Tem noção?

O pior sem noção é o cara que paga por esse tipo de serviço. Quer dizer, paga para mentir pro mundo, fingir uma situação apenas para convencer os outros, não ser mal visto, não pagar mico, não se assumir como se é. Caraça, os japoneses são bem mais freaks do que eu pensava!

O texto sustenta o novo serviço, justificando que foi criado para suprir a aversão que os japoneses têm de contar seus problemas pessoais aos outros. Assumir que levou um pé na bunda, que não tem um grande amigo, que viaja sozinho nas férias tá fora de cogitação. Já mentir, pode, tá liberado! Mazááá japonesada!

Vou te contar, como conseguir reverter a imagem negativa dos japoneses aos olhos ocidentais, como defendê-los quando forem taxados por terem uma suposta “mentalidade estranha” e isolada do resto do mundo? Acho que os japoneses começam, de fato, a me dar medo ...

Um comentário:

Unknown disse...

FERNANDA KERIDA:

DO ITASHI MASHITÊ... Todo mundo sabe que hoje a noite não tem luar, mas nipônico em Marte, só se preparando para terremoto. Até nossos engenheiros fazem isso, estão até melhorando as condições de vida da nossa população carente com melhores "casas", ou engenhocas, agora se FIDEL gostou, ou se TUTAN KAMON jah se revoltou com o pai eu ainda não sei. Sei que prefeiro cerveja a água, mas adoro água e banho e voar. Queria pilotar helicóptero quando pequena, intriga da oposição. Sei que o mundo é redondo e está muito grande, SUPERPOPULAÇÃO, mas os cérebros estão crescendo também e o HOMEM sempre encontrará soluções para os seus problemas, quanto a dar a César o que eh de César, eu já não concordo, acho que está na hora de virar nipônica.
Beijocas
Fui.