quarta-feira, 17 de março de 2010

Viver é superar as rabujices


Reclamar à toa é um dos esportes preferidos da gente, não é verdade? Eu mesma já poderia ter obtido no mínimo uma medalha de prata se houvesse uma Olimpíada de Reclamadores por aí. São fases – chatas, diga-se de passagem -, mas fases.

Me dou conta de como sou injusta nas minhas rabujices quando encontro pessoas extraordinárias, verdadeiros exemplos de superação e que, ao invés de se jogarem de cara na facilidade que seria estacionar no muro das lamentações - como todos nós fazemos vez que outra-, revertem qualquer expectativa negativa e, fazem, da sua maneira, toda a diferença.

Cito dois exemplos que tenho quase que diariamente aqui no prédio onde trabalho.Uma é a Bruna, a ascensorista, que é deficiente visual. A admiro desde a primeira vez que a vi, quietinha no seu banquinho, mas falastrona assim que ganha a confiança do passageiro.

Com 20 e pouquinhos anos, ela surpreende de cara por não usar óculos escuros para esconder que não enxerga ou para proteger os videntes da sua condição. Seu sonho é lançar um CD de suas cantorias e, com a simpatia que lhe é peculiar, puxa assunto e conquista a todos que circulam pelo elevador com o bom humor e alegria. Muitos, inclusive, custam a perceber a falta de visão de sua comandante.

O segundo exemplo é o da Juliana, publicitária e apresentadora da TV Assembléia, que teve uma lesão medular por conta de uma doença aos 19 anos e que hoje, aos 28, dá um verdadeiro show de autoestima, superação de limites e força de vontade a bordo de sua cadeira de rodas.

A Ju, que já dirigiu um curta sobre acessibilidade e posta relatos em um blog própio (blogcomediasdavidaaleijada.blogspot.com), comemora o lançamento, mês que vem, de um livro contando sua história de vida. Estou ansiosa para pegar o autógrafo e ter a obra nas minhas mãos, certa de que estará repleta de bons relatos, recheados de altos, baixos e curiosidades, como toda a biografia, como a vida de qualquer um de nós.

Tanto a Ju quanto a Bruna são apenas dois casos entre tantos de portadores de deficiências, e porque não dizer cegos e tetraplégicos, que conhecemos e que, com apoio, orientação adequada e força de vontade provam que as limitações e dificuldades estão aí para serem superadas, em busca de uma vida o mais independe e feliz possível!

Exemplos como esses fazem com que eu me sinta pequena diante das minhas lamúrias cotidianas e tenha vergonha de não fazer nada para superá-las. Exemplos como esses fazem com que eu me intimide por estagnar em algumas situações, quando basta uma ação para mudar tudo. Mas,principalmente, exemplos como esses me fazem sentir feliz de conhecer pessoas tão fantásticas e que, mesmo de longe e sem nem perceberem, fazem a diferença pra mim e ensinam que não devemos dar chance para tantas reclamações e rabujices!

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Pessoas assim têm uma força que não conseguimos entender, são alegres, felizes e desconhecem o mau-humor. Tenho muitos exemplos assim, e também luto contra minha rabujices kkkkk
bjs e ótimo fds!