segunda-feira, 24 de maio de 2010

Divagando em Clarice


Hoje amanheci sonolenta e o dia sem sol só arrastou o problema.
Mas, hoje, também acordei com vontade de Clarice Lispector. Do humor ácido, de suas frases arrebatadoras, da inteligência aguçada e da sensibilidade exacerbada.

Muitas vezes quisera ter apenas um porcento da capacidade e da inspiração que a transformaram num eterno ícone literário. “Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”.

Me sinto íntima dela por vezes e, ao mesmo tempo, me envergonho ao admitir que ainda me falta tanto dela para absorver. Assim como Clarice, sou um coração batendo no mundo. Alguém que escreve porque não entende e porque acredita na palavra como sua quarta dimensão.

Assim como ela, começo a escrever e não sei ao certo o que sairá de mim. Escrevo porque acho mais fácil do que simplesmente falar. Escrevo porque também “quero apossar-me do é da coisa, possuir os átomos do tempo”.
Apesar de parecer serena, também me pego constantemente inquieta. Nem sempre quero o que está feito e às vezes penso que seria mais fácil não mais ser gente, exatamente como ela pensara.

Penso e não me envergonho de, para mim mesma, parafraseá-la sem medo, de acreditar que a palavra é a nossa mais sólida forma de domínio, que anjos existem e de temer a desorientação. Por essas e outras coisas, assim como ela, enquanto em mim houver perguntas seguirei meus instintos.

Hoje, senti sua presença rapidamente ao meu lado, com os inconfundíveis olhos expressivos e a fumaça do cigarro sempre aceso. Por segundos cheguei a perceber latentes a vivacidade, a coragem e a ousadia que a marcam até hoje.

Tudo isso fez com que eu me certificasse de que vale a pena seguir divagando e correndo atrás da inspiração e que Clarice tem toda a razão quando nos incita a ver que o mais profundo pensamento da gente não passa, na verdade, de um coração pulsando. A resposta é avançar nesse sentido e passar a senti-lo vivo com muito mais frequência.

2 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Clarice é tudo para mim!!! Gosto até da maquiagem dela, hahahaha!!! E dos vestidos, claro.

Beijão,

Bela - A Divorciada

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Chega PAREI... parei na leitura para SENTIR... sentir a palavra, sentir o sentimento, sentir a beleza, sentir a inspiração "Clarice e Fernanda" divagando...

amei esse passeio, amei "... Clarice tem toda a razão quando nos incita a ver que o mais profundo pensamento da gente não passa, na verdade, de um coração pulsando"... faço minhas suas palavras, de coração pulsando!

lindo texto Fernanda!
bjs e é muito bom te ler!