quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Cadê o sono dos justos?


Todo mundo sabe que dormir bem é imprescindível para manter a saúde em dia e que não são todos que precisam de 8, 10 horas de sono para se sentirem renovados. Agora, quem consegue dormir com este calor? Os que sofrem sem ar condicionado em casa, como eu, certamente tiveram o sono entrecortado várias vezes.

Ontem, por volta de meia-noite, os relógios marcavam 28, 29 graus. Um abafamento, um mormaço quente que deixa mole até o mais disposto dos mortais. Se consegui dormir umas duas horas inteiras, foi muito. Resultado? Mau humor, sonolência, irritação e dificuldade de concentração hoje.

Cansei de brigar com o calor por volta das 7h30min, quando me sentia exausta pela noite mal dormida, e a temperatura já marcava 26 graus, com sol a pino. Tudo o que eu queria era um banho frio e o ar condicionado do trabalho. Até enjôo me deu, acreditem.

Dormir é essencial para o organismo recuperar funções vitais, além de descansar a mente. Mas, não tem como não passar pela dificuldade de dormir diante das elevadas temperaturas. Estudos comprovam que as temperaturas amenas são as mais propícias para uma noite bem dormida, principalmente porque o frio facilita a queda da temperatura corpórea e diminui o ritmo das atividades do corpo.

A temperatura ambiente ideal para relaxar e dormir bem deve ficar entre 22ºC e 24ºC. Portanto, é em ambiente ameno que o conforto prevalece e tendemos a cair no sono mais facilmente. Se o dia já está escaldante... a noite promete! Só me resta conter os bocejos ...

Nenhum comentário: