sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Sonho que se sonha só


Dormi mal e acordei com uma sensação de melancolia, sabe? Não despertei cansada nem nada, mas muda. Não tenho vontade de falar. Fiz as coisas automaticamente. Banho- roupas-carro-trabalho. Nem para o desjejum tive ânimo. Um rabo-de-cavalo, óculos escuros e deu!

Na verdade tenho me sentido mais introspectiva essa semana. Quieta, vontade de ficar em casa. Recebi alta da terapia...será que tem a ver? O sono começou ruim e só piorou. Por fim, lembro de estar em uma festa de família, um casamento provavelmente, pois todos estavam bem vestidos e alegres.

De repente me vejo no banheiro da festa e, quando saio, pelo menos três cães bravos, pretos, tipo Dobermann, me pressionam contra a porta. Os cachorros tinham olhos raivosos, latiam e rosnavam muito, mas não chegaram a me atacar, pois acordei. No entanto, a sensação da saliva e do bafo quente dos bichos caindo em mim e o pavor sinto até agora.

Consultei o Livro dos Sonhos e encontrei três interpretações. Não acredito muito, mas por curiosidade valem:

1- Se o cão late ou morde, é sinal de adversidade para quem sonha ou de quem alguém nos trairá;

2-
Se o cão é raivoso, é sinal de que haverá uma desgraça- a menos que se consiga matar o cachorro antes do fim do sono ( o que não ocorreu);

3- Se é um cão negro, também pode representar a presença de um espírito maligno tentando o sonhador.


Ruins, né? Não gostei nada, nada. Ainda bem que não acredito...
Os sonhos, na maioria das vezes, são enigmas. Experiências que podem ter diferentes significados. Para uns, são demonstrações do nosso inconsciente. Para outros, expõem aspectos da nossa vida emocional. S
ão misteriosos mas às vezes tão reais e marcantes que pedem um significado. O difícil mesmo são suas interpretações. Freud dizia que os sonhos repercutem imagens visuais. E que a elaboração do sonho está ligada à construção do tempo e à criação de uma espécie de espaço visionário. Taí o por quê de o tema nos fascinar tanto...

Um comentário:

Alvaro Neto disse...

A razão explica um lado do mundo, mas mesmo o mais ocidental dos poetas disse que há mais mistérios entre o céu e a Terra do que se pode supor com o pensamento.

Mesmo com a intensidade das coincidências, das sincronicidades e dos sonhos, mesmo diante de experiências intensas, teimamos em usar apenas a explicação medieval que se encontra utilizando exclusivamente a razão.

Como um passáro que tem uma das asas atada ao corpo pode voar? Desta forma o máximo que ele pode fazer é pular de galho em galho, ou ciscar na Terra.

Para voar, as asas devem estar libertas, as duas, intuição e razão, unidas no mesmo esforço e sentimento.