terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Onda gelada à vista




Como ninguém duvidava que iria acontecer - apenas vínhamos esperando sentados-, cientistas espanhóis divulgaram hoje que o aquecimento global provocou o desprendimento de um iceberg na península antártida. Segundo eles, o bloco de gelo é maior do que o Havaí, com cerca de 14 metros quadrados.

De cada iceberg, apenas cerca de 10% de seu volume emerge à superfície, para se ter noção do perigo que representam. São temidos principalmente pelo risco de colisão com embarcações, como a ocorrida contra o famoso Titanic, em 1912. Como se não bastasse, outros icebergs que se fragmentaram a partir do que gerou a notícia de hoje já começaram a se espalhar com tudo pelo Oceano Austral.

O impacto de mais esse desastre sobre o meio ambiente já começa a ser estudado e tudo indica que a parede de gelo que lhe dava sustentação já diminuiu quilômetros e quilômetros. Sem contar que as águas da região estão sofrendo um aquecimento jamais registrado no planeta nas últimas cinco décadas, por conta do famosos efeito estufa, processo que ocorre quando uma parte da radiação do sol refletida pela superfície terrestre é absorvida por gases presentes na atmosfera.

O resultado disso? Com o derretimento do gelo, haverá um aumento do nível do mar, que poderá, a longo prazo, representar desastres ecológicos, a inundação de algumas ilhas do Pacífico seria um exemplo. A influência direta da ação do homem sobre esses fenômenos ainda vem sendo pesquisada, mas, cá entre nós, quem realmente acredita que o brilhante homo sapiens passou impune por mais essa e que não contribuiu nem um pouquinho para mais esse desastroso resultado? É para pensar...

Nenhum comentário: