quinta-feira, 2 de abril de 2009

Welcome morangão!


Esses japoneses têm cada uma... em plena crise financeira mundial, um agricultor japonês está se gabando de ter desenvolvido uma variedade nobre de morango. A fruta, que já vem sendo chamada de “morango gigante”, tem 8 cm de altura por 6,5 cm de largura e pode variar de US$ 100 a US$ 500 cada.

Além do tamanho diferenciado, dizem que o morangão japonês tem uma cor vermelha mais intensa, é cerca de 50% mais doce dos que os frutos comuns e até três vezes mais pesado. O objetivo do agricultor é alcançar, no ano que vem, a produção de morangos que cheguem a 100 gramas contra os 91 gramas registrados nesta colheita inicial. Só para comparar, os moranguinhos normais, que compramos em feiras e supermercados por aqui, chegam a pesar 28 gramas em média.

Em japonês, o morango foi apelidado de “bijinhime”, traduzido em portugês como “bela princesa”, devido à definição de seu criador, que diz que quem comer o fruto “se sente como uma princesa, linda e especial”. Eu que tenho o morango como minha fruta preferida e estou longe de ter antecedentes nobres, estou curiosíssima pra ver o morangão, que ainda não está à venda. Pena que não tenha achado foto dele nas agências.

O agricultor, que cultiva morangos há 30 anos e há dez tentava produzir a variedade extra large, espera colher até 500 caixas da nova variedade. A idéia é vender embalagens de no máximo cinco unidades de 80 gramas cada. Se os morangos chegarem a pesar mais de 90 gramas, serão vendidos por unidade. Os planos do agricultor são de começar a comercializar o produto só em 2010, e apenas pela internet, já que a colheita deste ano foi toda utilizada para fazer publicidade. Pelo jeito, a estratégia deu certo!

No Japão, frutas são caríssimas e algumas das que estamos acostumados a comer são vendidas por lá a preços exorbitantes, muitas vezes equivalentes ao de jóias, já me disse uma amigona que reside lá do outro lado do mundo. Um melão, por exemplo, sai por cerca de US$ 300 e a manga pode ser vendida por até US$ 160. Um pé de morango comum costuma produzir cerca de 50 morangos por temporada. A expectativa é de que a variedade do “bela princesa” não ultrapasse os 20 frutos por temporada.

Moranguete assumida, estou aguardando ansiosa pra ver a novidade ao vivo e em cores!

Nenhum comentário: