terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Há muito mais à frente do amarelo ouro


Não tendo como fugir do óbvio, o assunto é a Obamamania e seu ápice neste dia 20. O dia, de fato, é histórico. Barack não só é o primeiro negro dentre os 44 presidentes que a superpotência já teve, como é o que sucede o pior dos piores, o sósia do finado Zacarias, George W. Bush.

A comemoração e a comoção dos americanos é tanta, que mais de 2 milhões de pessoas prestigiaram o ato de posse. Obama prometeu reconduzir os EUA à condição de líder mundial, reconstruir a América e tascou uma frase que os brasileiros já conhecem de longa data: “Escolhemos a esperança sobre o medo”. Lembram?

O medo a que o presidente recém-empossado se refere era o do retrocesso, de mais uma onda sanguinária comandada pela Casa Branca, de que não se conseguisse retomar a economia- antes considerada inabalável. Bush e seus erros em sequência significaram a queda da moeda americana, o caos no sistema de saúde daquele país, entre outras coisas, por puro erro estratégico.

E os jornais ainda destacam que ele, coitado, terá de se readaptar à vida de cidadão comum. Convenhamos, de comum o desastrado do Bush não tem nem nunca mais terá nada. Está marcado para sempre como o erro dos erros para os americanos, que o conduziram duas vezes à Casa Branca- sendo a segunda eleição marcada por suspeitas na apuração ainda, recordam?

No afã de tentar eliminar o terrorismo, Bush parou o país e suas demandas. Para retomar o comando do timão e evitar que o barco afunde, Obama vai priorizar reforma na infaestrutura do país e investimentos em alta tecnologia, em energia limpa, etc.

A partir de amanhã, o mundo se volta ainda mais para o centro do poder mundial, aguarda ansioso o anúncio das primeiras medidas, planos e ações de Obama. Assunto não faltará! E tem gente que prefere se deter a amenidades, como o vestido amarelo ouro usado pela primeira-dama Michelle. Convenhamos...


2 comentários:

Alvaro Neto disse...

Obama = Lula = Políticos = Vampiros dos frutos do trabalho alheio

nome disse...

Assiste o filme Zeitgeist, tem na internet.
Mujer, tu escreve muito bem. Pega qualquer assunto e o torna interessante.
Como tá a mana?
Bjs