quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O ócio está mesmo acabando???


Me chamou atenção a capa da ISTOÉ desta semana, que ressurge o já batido, mas não menos atual, tema “como usar melhor seu tempo”. Estou, há pouco mais de um ano, travando uma luta com o meu próprio tempo, tentando mudar hábitos, me dedicar menos ao trabalho e mais à vida real, aos amigos, amores, ao lazer e a mim.

Parece egocentrismo falar nisso, mas passei quase seis anos sem tirar férias, emendava um freela em jornal atrás do outro no período de verão, não sabia o que era feriado, final de semana inteiro nem me dava conta do quão cansada eu andava e do quanto precisava parar um pouco para... respirar! Simplesmente, respirar.

Às vezes me achava a clone da Mulher Maravilha e, principalmente depois do acidente de carro que enfrentei, parecia querer recuperar a tapa o tempo parada. Só que um belo dia acordei, cansada mais do que o normal e, vencendo meus conflitos no divã, consegui aprender a dizer mais nãos, a recusar trabalhos extras e a priorizar o ócio. Criativo ou não.

Assim, sempre que posso tenho usado o horário de almoço para reencontrar amigos, reservo momentos da semana para mim, seja para pôr as unhas em dia, fazer uma massagem relaxante, ver um bom filme, jogar conversa fora, visitar a família ou para, literalmente, não fazer nada. Dizem que falta de tempo é o mal moderno e que o ócio está acabando, mas, cá pra nós, tem coisa melhor do que matar o cansaço de um longo dia de trabalho se jogando no sofá, liberando a mente e não se preocupando com nada???

Nessa minha busca de maneiras para viver melhor, também tenho procurado mais atividades ao ar livre, mais lazer, mais leitura, mais cultura. Acho que tudo depende de realmente fazer as escolhas certas, ouvir mais as nossas próprias necessidades e planejar. Ainda estou falhando no quesito atividade esportiva regular, mas garanto que vou fazer pontos neste item, me aguardem!

O dia pode ter só 24 horas, sim! Nós é que temos de adequar nossas ações ao tempo real. E se ainda não é possível tirar férias, dedicar pelo menos alguns minutos do dia para não fazer nada não tira pedaço. Com certeza a saúde e a cabeça vão agradecer!


Um comentário:

Unknown disse...

Simplesmente demais esse blog, textos deliciosos de ler que provamos ele no início e nos deleitamos até a última palavra. Fer, não pára de escrever ...