sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sol, sol, sol ...


Tá certo que hoje, com essa chuva providencial, o Forno Alegre tá até brando. Mas, cá pra nós, o que tem sido esses calorões???? E o sol então? Cinco da tarde parece meio-dia... esses dias desci da Assembléia até a Caldas Junior depois das 17h e minha cabeça parecia uma frigideira, de tão quente.

Na praia, então, o sol escaldante chega a fazer a gente passar mal. Agora, li no Estadão que o calor extremo pode virar regra em 2100. Que o clima nas próximas décadas vai esquentar, a gente já sabe. Culpa nossa, os humanóides espertos, que intensificaram o aquecimento global graças ao maravilhoso acúmulo de gás carbônico na atmosfera.

Um estudo publicado hoje na revista Science diz que até o fim deste século as temperaturas médias no verão poderão ser mais altas do que as máximas registradas nos anos mais quentes do século passado. Imaginou????É câncer de pele a rodo, desidratação, pressão nas alturas, impacto da estiagem nas lavouras e a qualidade de vida da gente? Pras cucuias... Sem contar, pensem, que os países tropicais, like us, serão os mais atingidos. Já temos as temperaturas mais elevadas, vamos nos sentir em pleno sertão nordestino aqui na terrinha! Bahhhhh!

No estudo, o pesquisador americano diz que há uma probabilidade de mais de 90% de que as temperaturas recordes de hoje sejam as médias de amanhã em grandes áreas dos trópicos e subtrópicos – onde, ÓBVIO, estão as populações mais pobres, mais dependentes da agricultura e, consequentemente, mais vulneráveis.

Efeitos desse aquecimento já atingiram Santa Catarina, agora Minas, onde isso tudo vai parar???? Muda tudo, né? Viram o frio na Europa???

Nunca fui muito cuidadosa com o sol, mas ando com medo, Demais! É protetor 50 no rosto, 30 no corpitcho e era isso! Vamos lá, sunblock na veia!

Um comentário:

Alvaro Neto disse...

O Sol é fabuloso, o ser humano é que não é legal!