segunda-feira, 4 de maio de 2009

Abaixo às panelas


Folheando os jornais no último feriadão me deparei com uma avalanche de anúncios alusivos ao Dia das Mães, que se aproxima. Até aí tudo bem, afinal é sabido que o comércio aguarda ansioso pela data, uma das mais gordas para os lojistas e donos de restaurante, e apela para tudo o que santo, tudo o que é bolso e gosto. No entanto, o que me chamou a atenção e causou espanto foi a oferta dos produtos sugeridos para presentear as mães.

Em páginas e páginas não vi nada além de panelas, celulares e eletrodomésticos nos anúncios. Nada diferente. Ou seja, os publicitários querem dar a entender aos filhos que as únicas coisas que as mães fazem é cozinhar, organizar a casa e falar ao telefone!

Partindo do princípio de que toda mãe é, acima de tudo, mulher, e com um grauzinho que seja de vaidade, como é que não passa pelas pesquisas do mercado publicitário que mãe também gosta de ganhar lingerie, perfume, cosméticos, bolsa, sapato e uma roupa- nem que seja um pijaminha novo para ficar quentinha em casa, né?

Não tive o privilégio, ainda, de ser mãe, mas noto que há uma certa tendência social de anular a mulher depois que ela tem filhos. Como se depois de parir ela deixasse de ser mulher e passasse apenas a ser mãe. Muitos filhos, inclusive, adotam essa conduta, às vezes sem perceber, e agem como se as mães fossem até assexuadas. O cúmulo, né?

Mães podem e devem sim ser sexies e manter a vaidade à mil, mesmo porque, para multiplicar o amor que têm pelos filhos, devem primeiro se amar. Mães são mulheres, sempre, e gostam de roupa nova, de perfume, de batom e de quebrar a sisudez do dia a dia com uma bela lingerie para ser mostrada a quem valha a pena.

Pois bem, na semana que antecede a data em que coroamos a mulher mais importante do nosso mundo, sem sombra de dúvidas, sugiro aqui um manifesto: Diga não às panelas e sim à lingerie! As mamães agradecem!

Um comentário:

Alvaro Neto disse...

O senso comum é isso, uma correnteza que arrasta quem não se liga nela. Ainda bem que nào é o teu caso. Parabéns pela escolha do tema, viu além da mediocridade.