segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cordas metálicas, plásticas, mucosas de Caetano


Começo a semana inquieta, com o cansaço do final de semana de trabalho, mas feliz como criança que acaba de ganhar um doce. O meu, na verdade, eu mesma me dei de presente e será deglutido com muita parcimônia, cuidado e atenção na quinta-feira: o show do Caetano!!

Não lembro exatamente quando passei a ouvir e venerar o baiano, mas foi entre os 14, 15 anos. Me apaixonei pela MPB no auge do grunge do Nirvana, dos metais do Guns and Roses, dos gritos e cabelões do Bon Jovi. Não me arrependo um milímetro sequer da troca! Nunca vou esquecer da reação incrédula das minhas colegas de colégio quando contei que não fazia a menor questão de ir ao show do Skid Row e que havia gasto toda a minha mesada em Cds (recém-surgidos por aqui) do Caetano!

Não entendo aqueles que têm ojeriza à MBP, que torcem o nariz para verdadeiros poetas como Gil, Caetano, Chico, Lenine. Confesso, inclusive, que deixei de levar a diante algumas paqueras que poderiam ter evoluído ao ver a primeira menção de cara feia para a nossa nobre música popular.

Não compro nem baixo discos nem vou a shows com a frequência que gostaria, até porque, com salário de jornalista, fica difícil. Mas não titubeei em deixar de pagar umas continhas do mês para comprar o ingresso do Caetano e, mais ainda, surpreender meu namorado com um pra ele me acompanhar, feliz da vida.

Cultura é investimento, é essencial, é até vital. E eu não ia me perdoar se deixasse passar mais um show em branco. O último ao qual assisti foi o Circuladô, há mais de 10 anos. Nesse tempo, tenho comprado os discos, lido os livros e ainda me surpreendido com cada entrevista ou frase dele que leio.
Ultimamente, Caetano tem reclamado de ter entrado na velhice, mas continua muito mais jovem do que muito trintão por aí. E charmoso, of course! Tenho ouvido o incansavelmente e me surpreendido com o poder de mutação desse gênio, que agora só quer é saber de rock. Na veia!
O show de quinta retratará o mais recente trabalho, Zie zie, e continua nessa nova linha, com o músico acompanhado pela banda que formara para o . Estou animadéssima, não posso negar! Minhas impressões contarei na sexta!!
Hoje, dando uma olhada no site oficial, pra ver se conseguia descobrir o setlist do show, me deparei com mais uma frase daquelas que só têm a força que merecem quando ditas por Caetano. Aí vai:

“Somos pessoas de gerações diferentes partilhando interesses musicais e humanos semelhantes. E com assustadas expectativas de futuro soando em nossas cordas metálicas, plásticas, mucosas” (Caetano Veloso).

2 comentários:

Alvaro Neto disse...

"Você é linda sim
Onda do mar do amor
Que bateu em mim"

O tempo não afeta nada que tenha coragem de se impor a ele, pois o tempo ama quem o desafia

Marla Gass disse...

Tu só esqueceu de comentar o show depois de ter ido, cabeção!