segunda-feira, 1 de junho de 2009

S.O. S ivanhoé


E aos 46 do segundo tempo, o frio chegou ao Rio Grande! O veranico de maio se arrastou mais do que deveria e deixou as temperaturas agradáveis até a última semana de maio, finalmente, deu espaço à chuva, ao vento e, consequentemente, ao frio quase tardio.

Já não era sem tempo, termômetros marcando 10, 12 graus em Porto Alegre, com sensação térmica ainda menor, por causa do vento. O final de semana foi feio, daqueles de ficar em casa vendo filme, comendo chocolate e namorando bastante (quem disse que baixas temperaturas só trazem inconvenientes?), e me fez lembrar dos invernos da minha infância.

Não faz tanto tempo assim, mas lembro que o inverno era realmente frio, como deveria de ser, não fosse o aquecimento global, o desmatamento, etc e tal. Lembro de ir para a escola totalmente embrulhada, parecia uma boneca de neve, com pelo menos umas quatro camadas de roupa sob o casacão, mais luvas, cachecol, touquinha... e tinha um acessório bizarrísimo, que minha mãe insistia em por nas crianças, o tal do ivanhoé, um misto de touca e cachecol de lã, mais parecendo uma touca ninja, muito desconfortável, mas que apesar de pinicar, mantinha orelhas e pescoço aquecidos.

Pois o friozinho é bem-vindo com sol, faz a gente prezar boas companhias, um vinhozinho, uma sopa. O inverno é uma estação introspectiva, mais intimista. O que me espanta é a quantidade de gente que acha que por estar frio, deve matar o banho! Pelamor, a gente sua também, a pele cai, o cabelo fica sujo, da mesma forma que ocorre no verão, porém mais sutilmente. Digo isso porque hoje cedo peguei um elevador lotado e o cheiro de corpo sujo me deixou pasmaaaa.

Gente, não adianta colocar perfume e não se lavar! Não adianta, higiene tem que superar o frio. Meu chuveiro não é a gás, é casca pra aquecer nesses dias, mas eu não me imagino saindo pra trabalhar sem banho... não consigo nem cogitar! Deixar criança matar banho uma vez que outra no inverno, sem problemas. Há os que dizem, inclusive, que deve fazer bem à saúde. Mas adulto, burro velho, convenhamos!!! Gente, vamos nos conscientizar!

Mas se não tiver jeito e a saída for enforcar o banho (blérgs), o negócio é sair vestido de cebola mesmo, coberto por camadas e mais camadas de tecido. Numa dessas, vale até resgatar o velho e esquisito ivanhoé antiodor de cabeça suada. Os vizinhos de elevador e colegas de trabalho agradecem!

Nenhum comentário: