sexta-feira, 12 de junho de 2009

A culpa é do Santo Antônio?


Uma amiga muito querida e bem humorada exibe hoje, em seu msn, o seguinte nickname: “Hoje é dia de congelar o Santo Antônio...detalhe: de cabeça para baixo!!!E esperar por um milagre!!”.

A frase pra lá de irônica, em pleno Dia dos Namorados, me fez rir, mas lembrar que há sim pessoas que se atucanam e até sofrem ao passar esse dia sozinhas Na minha opinião, esse grupo se esquece do principal: a gente tem é que se gostar, se amar. Compartilhar isso com o outro, a partir daí, será consequência.

Nunca fui muito namoradeira, passei poucos Dia dos Namorados acompanhadas e lembro, especialmente, dos dois anteriores, os quais passei rodeada de amigas na mesma situação, tomando uma cervejinha e dando risada do mundo!

Hoje vou passar o meu bem acompanhada, mas não tive nunca nenhum trauma dos 12 de junho em que estive solteira. E conheço muita gente que também está pouco se lixando. O Dia dos Namorados, na verdade, não passa de apenas mais uma data comercial, inventada sabe-se lá por quem, para fazer com que as pessoas gastem mais e tenham uma obrigação quase que moral de presentear seus amados, levá-los para jantar, etc e tal, em um dia específico.

Okay, isso tudo é bom demais, movimenta o comércio, mas não tem razão de ser. Quem ama, presenteia sem data marcada e sai para jantar em clima romântico quando bem entende. Mesmo porque, para conseguir uma mesa em um bom restaurante hoje, demanda reserva antecipada. A cena é a mesma a cada ano, filas e mais filas nas portas dos estabelecimentos. O mesmo ocorrendo nos motéis e hotéis da cidade.

A parte ruim da data é saber que solteiros que têm o costume de jantar fora sozinhos vão sim se sentir intimidados em manter essa rotina hoje, ou ir ao cinema ou fazer qualquer programação tendo apenas a si mesmos como companhia. E até aqueles que saírem acompanhados de amigos sentirão os olhares dos outros pesando. Bobagens que a sociedade nos impõe. Como se depois de certa idade fosse vergonhoso não estar incluído nas estatísticas dos que namoram, estão casados, têm filhos, etc.

Garanto que boa parte dos meus amigos queridos que estão livres e desimpedidos hoje estão assim simplesmente porque querem, amam suas próprias companhais e não desenvolveram neuras por conta da solteirice. Solteiros, sim, solitários nunca, esse é o lema!

Agora, para aqueles que já acordaram hoje de mau humor, xingando verdadeiramente o Santo Antônio, que torcem o nariz para os entregadores de flores que encontraram no caminho ou para o colega de trabalho que não pára de repetir seus planos românticos para hoje a noite, a dica é simples: desopile e relaxe!

Presenteie-se, compre um bom vinho, programe uma saída em turma. Nada de ficar pra baixo por uma data comercial. E tem mais, encontrar o sapato velho para o seu pé torto é tarefa que depende exclusivamente do fluxo das coisas. Se encontrar um namorado ou namorada for idéia fixa, pode ter certeza que o dito cujo não vai aparecer tão cedo, capicci?

A coisa tem que fluir, o destino tem de agir, mas a gente também tem de dar uma ajudinha! Que tal começar olhando pro lado, só pra variar? A noite de hoje, definitivamente, não é só dos enamorados, por isso, aproveite a sexta-feira como sempre! E nada de deixar o Santo Antônio de cabeça pra baixo, hein?




5 comentários:

Alvaro Neto disse...

Pois é, a sociedade é movida a isso, exclusão. O dia dos namorados é só mais um dia para algumas pessoas sentirem o peso de não se adequar a isto ou aquilo. Nem há santo que aguente tanta hipocrisia.

Adriana Corrêa disse...

É comercial, sim. Ma é bem bom ter cia neste dia não é?!
Fer, Feliz dia dos Namorados pra vocês, casal que eu adoro!

Fernanda disse...

brigada adriii! bjsssss

Mille disse...

Faço valer as palavras do " Alvo " pois ainda é um paradigma esta data....para uns muito desejada....já para outros que se bastam um tanto melancólica....Eis aqui no meu bolso o meu Santo Toninho, que irá para o freezer hj a meia noite....Toniho pelo fato de estarmos juntos a um ano , e nada de milagres. sei que de crentes, quem sobrevive é a igreja mas digo que tenho FÉ e não crença e espero dias melhores repletos de emoção!!!
Ufa.....desabafo!!! Agora vou beber!!
Beijos
Mille

Marla Gass disse...

Bom post, Fe!
Sabe que passei a ignorar solenemente essa data quando descobri que ela foi escolhida no calendário apenas para haver um motivo de consumo nessa época do ano. Achei isso muito sintomático dessa época pobre em significados profundos que vivemos. Bem mais bacana é o Valentine's Day, que tem uma história interessante por trás.

Well, eu passo o Dia dos Namorados na companhia da única gatinha que me interessa. Só não precisava ser no meio de antibióticos e nebulizador... hehe